A CONDESSA SEM CHETA

A CONDESSA SEM CHETA
MY BOOK

Saturday 3 March 2012

TEMPO DE VIDA


É por ti que eu espero,
É por ti que eu caminho.
É em ti que encontro a força
Para prosseguir, de mansinho,
Na rota que me traçaram,
No momento em que surgi.
É a Força que vem de dentro,
Dos confins da criação,
Da criação não sabida,
Mas que por ti foi achada.
E a Força em ti semeada,
Foi tal que extravasou
E à minha se juntou.
E assim fomos andando,
E assim fomos crescendo.
E de searas que cultivámos,
Colhemos os frutos que esperámos.
Mas, nesta tarde, não chegas,
E faz-se tarde e eu te espero.
E sonhos passam por mim,
E cuidados e pesadelos,
Neste tempo que não tem fim.
Nesta tarde cheia de tempo,
De tempo que não acaba,
Como não acaba o tormento.
Como é longo o momento,
Este momento de espera,
Este momento com tempo.
E nesta tarde de desencontro,
Nosso encontro será marcado
Pelo peso da tua ausência.
Eu te espero e tu não chegas,
Nesta tarde que não passa,
Tarde perdida no tempo,
No tempo que não acaba.
O abraço que não se aperta,
Que com desencanto se afasta.
E o tempo que não passava,
Dissipou-se, esgotado,
Nos abraços que se perderam
E que não serão encontrados,
Porque o tempo tudo levou.
E nesta tarde não chegas
E nesta tarde te espero.
E o tempo que corre contra nós,
É o que nos foge entre os dedos.
Tempo que é a nossa tormenta.
E meu sonho que não chega,
Nesta tarde de desengano.
Sonho perdido no tempo
Que, como o tempo, passou.
Passeio meu coração combalido
Pela ausência dos poetas.
Poetas levados pelo tempo
Mas presentes na sua poesia.
Como presente é a minha vida,
Vida que é tua, também.
E o reencontro que não chega
Nesta tarde em que espero,
Em que espero que passe o tempo,
O tempo da tua ausência.
Que é tempo que não foge
E que se instala, dormente,
E que me adormece a vontade
E que me faz até esquecer,
A Força que nos criou.
E nesta tarde por ti espero,
E nesta tarde não chegas.
E foi nesta tarde de espera
Que senti o peso do tempo.
O peso do tempo da espera,
O peso da tua ausência.
Mas a força que ficou no tempo,
No tempo que foi nosso tempo,
Achou a Força que há no tempo
E te trouxe para mim.
E o tempo voltou a contar,
Porque conta cada momento.
E o meu tempo de espera,
É agora tempo de vida.
Vida feita da Força,
Da Força que há na vida. 

AUTORA: JOAQUINA VIEIRA
03-03-2012

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.